→   Projectos  —   Projectos Concluídos  —   Workshop "IG em Cena"  —

Workshop Transnacional “Igualdade de Género em Cena”


O Workshop Transnacional “Igualdade de Género em Cena” reuniu na Covilhã 19 pessoas oriundas de vários países europeus para debater as questões de género de um ponto de vista intercultural.

Neste workshop tiveram lugar diversas sessões temáticas e sessões de teatro-fórum que permitiram aos participantes reflectir sobre a forma como os estereótipos e as discriminações com base no género se expressam nos 10 países que estiveram representados: França, Inglaterra, Turquia, Alemanha, Letónia, Bulgária, Roménia, Itália, Grécia e República Checa.

Para as sessões temáticas a CooLabora convidou várias pessoas e entidades locais com intervenção e experiência no tema que abordaram as diferentes dimensões da igualdade de género - estereótipos de género, conciliação entre vida familiar e vida profissional, igualdade de género nas empresas e violência de género. Os seus contributos permitiram criar um espaço de reflexão onde os/as participantes partilharam as suas próprias experiências no âmbito destas temáticas e apresentaram factos e números que expressam a realidade de homens e mulheres nos seus países.

As sessões de teatro-fórum foram dinamizadas pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes permitiram criar o debate em torno de diferentes situações de discriminação dramatizadas pelos/as participantes. Várias destas histórias foram integradas no vídeo europeu “WoMan on Stage”.

Os/as participantes tiveram ainda a oportunidade participar em diversas actividades culturais e assim conhecer um pouco da cultura e gastronomia local.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, do Grupo Educação e Recreio “Campos Melo”, do Museu dos Lanifícios e do Posto de Turismo de Idanha-a-Nova.



 Videos "WoMan On Stage"

  1. 1-The Job Interview from mafalda galvão on Vimeo.

  2. Job Coffee 

  3. Domestic Violence  

  4. Political Interview  

  5. Children Playing 

  6. (A)Typical Families