→   Projectos  —   Projectos Concluídos  —   Violência Zero  —

Iniciativa Violência Zero

A iniciativa Violência Zero promove uma abordagem integrada no combate à violência doméstica no distrito de Castelo Branco, contemplando quatro vertentes de intervenção complementares: reeducar os agressores, apoiar as vítimas, incrementar o nível de consciencialização da comunidade e promover a especialização de competências dos/as profissionais de diversas organizações públicas e privadas com intervenção nesta temática.

No que se refere aos agressores foi implementado um programa de reeducação de agressores com vista a prevenir a reincidência de comportamentos violentos.

Relativamente às vítimas, é dinamizado o funcionamento de Grupos de Ajuda Mútua e funciona na Covilhã um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica para prestação de informação, apoio social e psicológico.

No campo da sensibilização foi desenvolvida uma intervenção piloto num agrupamento escolar da qual resultou o Coolkit – Jogos para a Não-Violência e Igualdade de Género. Actualmente estes e outros jogos e dinâmicas de grupo são realizadas nos recreios das escolas por voluntários e voluntárias do UBICOOL - Voluntariado Universitário com o objectivo de promover uma cultura de igualdade e não violência.

No âmbito desta iniciativa é ainda promovida a cooperação insterinstitucional através da dinamização de uma parceria constituída por várias entidades com intervenção na prevenção e combate à violência doméstica, que funciona como um espaço de concertação de estratégias de intervenção e de partilha de conhecimentos e recursos.

Caminho:   Página inicial  →  Projectos  →  Projectos Concluídos  →  Violência Zero