Projecto "Género Coolectivo"

A promoção da igualdade de género enquanto dimensão presente em todos os domínios societais é o ponto focal do Género Coolectivo, um projecto cuja abordagem assenta no desenvolvimento comunitário e adopta como pontos nodais várias colectividades de cultura e recreio da Covilhã.

O Género Coolectivo irá dinamizar quatro Círculos de Mulheres com debates, oficinas criativas e espaços de formação; criará uma plataforma de formação tendo em vista a participação das mulheres na liderança de processos políticos; promoverá em quatro colectividades oficinas de teatro comunitário sobre as discriminações de género e a violência contra as mulheres e; dinamizará ainda redes colaborativas, enquanto oportunidades de intervenção das mulheres na melhoria da qualidade de vida a nível local.

A parceria formal do Género Coolectivo envolve o Teatro das Beiras, especialmente responsável pelas oficinas de teatro participativo e a Confederação Portuguesa das Colectividades cuja intervenção se centra na disseminação dos resultados do projecto junto da rede de colectividades que representa.


Mais informações no website do projecto:
http://coolabora.wix.com/generocoolectivo


Vídeo de apresentação do projecto:

https://www.youtube.com/watch?v=r9L5569pwEU&feature=youtu.be

Promovido por CooLabora, crl

Parceiros: Teatro das Beiras e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

Mais informação:

Quinta das Rosas, Lote 6, r/ch esq.

6200-551 Covilhã

coolabora@gmail.com





Tema/Objectivo

Apoio à empregabilidade e inclusão de jovens em situação de desemprego ou vulnerabilidade social, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Pretende-se criar um dispositivo de suporte capaz de facilitar o acesso ao emprego e ao mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências, transversais ou especificamente ligadas à criação de negócios; da formação em empreendedorismo; e da participação em actividades experimentais que conjugam arte, inovação e empreendedorismo social.


Breve descrição
O projecto desenvolve-se num itinerário com 3 laboratórios que se articulam: Criativo, Empreendedor e de Experimentação. Cada itinerário completo tem a duração de 7 meses, prevendo-se a realização de 2 itinerários durante o projecto.


Componente 1: Laboratório Criativo.

Laboratório criativo com oficinas artísticas (teatro, vídeo/cinema, expressão plástica) orientadas para o desenvolvimento de competências transversais que estimulem também a construção de um sentido crítico e cívico transformador.
É constituído por 3 oficinas autónomas mas complementares de teatro, vídeo/cinema e expressão plástica que decorrerão durante 2 meses cada, em sessões semanais (24 horas por oficina).
Em cada itinerário terá lugar um Festival de Co-criação de Ideias que servirá de base à Bolsa de Ideias de Empreendedorismo Social, que é também o ponto de partida para a criação da Bolsa de ideias do projecto.

Estima-se envolver pelo menos 90 jovens e produzir um forte impacto nas suas competências transversais, empregabilidade e capacidades empreendedoras.

Componente 2: Laboratório Empreendedor.
Laboratório empreendedor com um itinerário formativo que englobe todo o ciclo do projecto (da concepção da ideia à elaboração do projecto/plano de negócios e respectiva testagem) tendo em vista a capacitação dos/as jovens para a criação do próprio emprego e o desenvolvimento de novas áreas de negócio em organizações existentes.
Organiza-se em 3 blocos com a duração total de 64 horas.
Resultados: estima-se envolver 30 jovens, construir 15 ideias de negócios, 15 propostas de valor e 8 planos de negócio (de mercado ou de negócios sociais).


Componente 3: Laboratório de Experimentação.

Foca-se na criação de oportunidades e de ambientes propícios, no suporte ao desenvolvimento de competências empreendedoras e na testagem de projectos através da disponibilização de oportunidades de experimentação de ideias inovadoras.

Espaço IDEARIA
Pretende ser o espaço do projecto e também de encontro dos jovens. Terá aproximadamente 150 m2 em “open space”. É lá que decorrerão os Dias Abertos IDEARIA.

Estágios e Mentoring
Os jovens participantes no Laboratório Criativo e no Laboratório Empreendedor terão acesso a um programa de mentoring, com a duração total de 450 horas e de estágios em ONG com a duração de 2 meses. 
Decorrerá uma sessão pública, na qual os participantes apresentarão o seu conceito de negócio, perante um júri composto por Empresários e Business Angels.
A Câmara Municipal da Covilhã disponibiliza, através da Associação Parkurbis Incubação, o acesso a um conjunto de recursos físicos para consolidação dos diversos projectos.
Serão ainda realizados 16 estágios em ONG, com a duração de 2 meses cada (uma vez por semana), para desenvolvimento de competências organizacionais.


Mercado de Trocas
O Mercado de Trocas é um instrumento de valorização do trabalho, do saber, da cooperação e da criatividade local, onde se estimula a solidariedade.
Serão realizadas duas iniciativas, ambas no centro da cidade, onde se conta com 25 participantes em cada.

Produtos
- Manual do Empreendedorismo Social destinado a jovens
- Guia de Boas Práticas para o Emprego Jovem, especialmente para decisores

Redes
- Fórum de Jovens IDEARIA
  Gestão do projecto transparente, participada pelos/as jovens

- Rede Territorial para o Emprego
  Rede articulada de partilha de conhecimentos, de saberes e experiências entre Parceiros complementares


Promovido por CooLabora, crl

Parceiros: Câmara Municipal da Covilhã, Teatro das Beiras e Universidade da Beira Interior

Link do website do Projecto: http://ideariacoolabora.wix.com/idearia

Vídeo de Apresentação do Projecto: https://www.youtube.com/watch?v=VDQFaGwHTGs


Balanço de Partida: https://youtu.be/upUopJjB1C4
Balanço Intercalar: https://youtu.be/mLtJ-lWYPac

As inscrições para o IDEARIA já começaram. Entra neste projecto e inspira-te inscrevendo-te tu também.
Faz aqui o download da ficha de inscrição.



Mais informação:
Quinta das Rosas, Lote 6, r/ch esq.
6200-551 Covilhã
coolabora@gmail.com




Projecto "Violência Zero 2"


O projecto Violência Zero_2 vem assegurar a continuidade das iniciativas de prevenção e combate à violência de género. Tem quatro vertentes complementares: apoiar as vítimas, reeducar os agressores, incrementar o nível de consciencialização da comunidade e promover a especialização de competências dos/as profissionais das organizações públicas e privadas da região, com intervenção nesta temática.

O Projecto Violência Zero 2 é apoiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através do eixo 7 do POPH.

 


 



Projecto "Quero Ser Mais E6G"

O Projecto Quero Ser Mais E6G é financiado no âmbito da 6ª Geração do Programa Escolhas e vem dar continuidade à intervenção para a inclusão social de crianças e jovens que vem sendo desenvolvida na freguesia do Tortosendo desde 2010.

Decorrerá até Dezembro de 2018 e tem como objectivo geral contribuir para reforçar as competências pessoais e sociais das crianças e jovens do Tortosendo oriundas de famílias socio-economicamente vulneráveis e para melhorar os contextos desfavorecidos onde vivem, de forma a proporcionar mais oportunidades para o seu futuro e para a sua realização como pessoas e cidadãos.

A CooLabora assume no projecto o papel de entidade gestora do projecto e o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto as funções de entidade promotora. São ainda parceiros: AEBB, ACES Cova da Beira - UCSP do Tortosendo, Câmara Municipal da Covilhã, Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, CPCJ da Covilhã, Junta de Freguesia de Tortosendo e Modatex.




Projecto “Youth for Youth” (Serviço de Voluntariado Europeu)

O "Youth For Youth" é um projecto no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (Erasmus +) e tem como objectivo proporcionar uma experiência intercultural aos jovens envolvidos, promover a aprendizagem informal dos jovens voluntários participantes na intervenção com crianças e jovens de contextos desfavorecidos, para incentivar a sua participação na promoção da inclusão social das pessoas em vulnerabilidade social e promover o desenvolvimento de competências de cidadania dos jovens voluntários e também das crianças e dos jovens envolvidos pelas atividades desenvolvidas pelos voluntários.

Este projecto permitiu acolher 2 voluntárias espanholas, durante 5 meses uma e durante 12 meses outra, proporcionando uma experiência de aprendizagem e de enriquecimento para todos os envolvidos: voluntárias, organizações e destinatários.


Projecto "Quero Saber + E5G"


O Projecto Quero Saber + surge como forma de aprofundar o trabalho realizado no Tortosendo através do Projecto Quero Saber.

Tem como objectivo geral contribuir para a inclusão social das crianças e jovens do Tortosendo, bem como dos seus familiares, através da sua capacitação em termos de competências pessoais e sociais para o que assenta numa metodologia de trabalho intensivo com um grupo específico de destinatários/as e beneficiários/as. Decorrerá entre Janeiro de 2013 e Dezembro de 2015. É financiado pelo programa Escolhas assumindo a CooLabora o papel de entidade gestora do projecto e o Agrupamento de Escolas do Tortosendo as funções de entidade promotora. São ainda parceiros: ACES Cova da Beira - UCSP do Tortosendo, Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, CPCJ, GNR do Tortosendo, Junta de Freguesia de Tortosendo, Modatex, NERCAB.


Projecto "Writing Beyond the Silence"


Este projecto europeu, apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Daphne, tem como objetivo testar a metodologia da autobiografia enquanto estratégia para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica a reflectir e reinterpretar as situações de violência vividas, facilitando um processo de transformação e capacitação pessoal que possa contribuir para prevenir o seu regresso ao ciclo de violência.

A parceria, que integra a CooLabora, a Libera Università dell'Autobiografia (Itália), a Provincia di Roma - Istituzione Solidea" (Itália) e "European Anti-Violence Network EAVN" (Grécia), irá promover uma formação específica para 36 profissionais que intervém no apoio a vítimas, os quais irão pôr em prática esta metodologia durante 5 meses. Desta experiência no terreno resultará um manual prático que permitirá partilhar esta metodologia e os seus resultados com outros profissionais e organizações.


Mais informações sobre o projecto em writingbeyond.eu


Download versão portuguesa do Manual Metodológico "Escrever Para Além do Silêncio", nos seguintes links:
Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio” – Versão PDF
Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio” – Versão eBook*

* Se usa o sistema operativo “Windows, por favor use o software de leitura Calibre EBook, que pode aceder em http://calibre-ebook.com/





Projecto "Muda-te 2"

Este projecto tem como objectivo dar continuidade à intervenção da CooLabora no âmbito da igualdade de género e encerrará em Junho de 2014.

As suas acções são: 1) UBICOOL Voluntariado Universitário para a Igualdade e a Não-Violência, que envolve uma rede de jovens na dinamização de acções de sensibilização de prevenção da violência em contexto escolar; 2) Formação Parental: alargamento da escola de formação parental a 4 estabelecimentos 3) Murais para a igualdade e não-violência; 4) Itinerário da cidadania e igualdade, com a realização de uma festa da igualdade, de um “Encontro Improvável de Artistas” e a organização bimestral de exposições sobre este tema.

O Projecto Muda-te 2 é apoiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através do eixo 7 do POPH.


Projecto de Empreendedorismo Feminino

O Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e o seu Grupo de Ajuda Mútua levou a CooLabora a identificar um conjunto de mulheres que reúnem as características essenciais para virem a ser futuras empreendedoras e que, precisamente por problemas associados à violência doméstica de que são vítimas se sentem impotentes para concretizar os seus projectos de empreendedorismo.

Através de formação e consultoria, o projecto pretende apoiar estas mulheres na criação de negócios que possam trazer-lhes a sua independência económica e a sua realização pessoal e profissional constituindo-se como a alavanca.


Projecto de Formação para Públicos Estratégicos

Tem como objectivo a promoção de 5 acções de formação, com a duração de 58 horas para públicos estratégicos, tendo em vista a sua especialização em questões de género.

Quatro acções destinam-se a professores/as de agrupamentos escolares: 2 da Covilhã, 1 do Fundão e 1 do Tortosendo. A quinta acção de formação segue o mesmo referencial e destina-se aos membros da parceria do Gabinete de Apoio a Vítimas da CooLabora e tem como objectivo central reforçar as suas competências em igualdade de género, consideradas fundamentais para uma percepção adequada do fenómeno da violência doméstica

 

Projecto SVE "Volunteer to the Peer"

O "Volunteer to the Peer" é um projecto no âmbito do Serviço Voluntário Europeu e tem como objectivo proporcionar uma experiência intercultural aos jovens envolvidos, promover a aprendizagem informal dos jovens voluntários participantes na intervenção com crianças e jovens de contextos desfavorecidos, para incentivar a sua participação na promoção da inclusão social das pessoas em vulnerabilidade social e promover o desenvolvimento de competências de cidadania dos jovens voluntários e também das crianças e dos jovens envolvidos pelas atividades desenvolvidas pelos voluntários.

Muda-te

Este projecto tem como zona de intervenção o distrito de Castelo Branco e pretende contribuir para a mudança social relativa aos papéis de género. Assenta numa metodologia de empowerment dos/as participantes e de aprendizagem inter-pares. Aposta na organização de actividades ligadas à arte e à cultura, enquanto dimensões facilitadoras dos processos de transformação individual e colectiva.

O Projecto Muda-te é apoiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através do eixo 7 do POPH.


Iniciativa Violência Zero

A iniciativa Violência Zero promove uma abordagem integrada no combate à violência doméstica no distrito de Castelo Branco, contemplando quatro vertentes de intervenção complementares: reeducar os agressores, apoiar as vítimas, incrementar o nível de consciencialização da comunidade e promover a especialização de competências dos/as profissionais de diversas organizações públicas e privadas com intervenção nesta temática.

No que se refere aos agressores foi implementado um programa de reeducação de agressores com vista a prevenir a reincidência de comportamentos violentos.

Relativamente às vítimas, é dinamizado o funcionamento de Grupos de Ajuda Mútua e funciona na Covilhã um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica para prestação de informação, apoio social e psicológico.

No campo da sensibilização foi desenvolvida uma intervenção piloto num agrupamento escolar da qual resultou o Coolkit – Jogos para a Não-Violência e Igualdade de Género. Actualmente estes e outros jogos e dinâmicas de grupo são realizadas nos recreios das escolas por voluntários e voluntárias do UBICOOL - Voluntariado Universitário com o objectivo de promover uma cultura de igualdade e não violência.

No âmbito desta iniciativa é ainda promovida a cooperação insterinstitucional através da dinamização de uma parceria constituída por várias entidades com intervenção na prevenção e combate à violência doméstica, que funciona como um espaço de concertação de estratégias de intervenção e de partilha de conhecimentos e recursos.


Projecto Quero Saber


O Projecto “Quero Saber” tem como objectivos gerais a inclusão escolar e social de crianças e jovens oriundos de contextos sócio-económicos desfavorecidos. É financiado pelo programa Escolhas assumindo a CooLabora o papel de entidade gestora do projecto e o Agrupamento de Escolas do Tortosendo as funções de entidade promotora. São ainda parceiros a CPCJ, o CILAN, o NERCAB e a Junta de Freguesia de Tortosendo.

Para mais informações, consultar o website do projecto em: http://querosaber.programaescolhas.pt/

 

Parceria de Aprendizagem GET – Gender Issues in Europe Today

Este projecto tem como objectivo a discussão de estratégias para desconstruir estereótipos de género e a partilha de experiências bem sucedidas através da cooperação transnacional entre organizações de dez países europeus: Portugal, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Croácia, República Checa, Estónia, Islândia e Turquia.

Mais informações no website do projecto: http://www.genderissuesineurope.eu/

 


Workshop Transnacional “Igualdade de Género em Cena”


O Workshop Transnacional “Igualdade de Género em Cena” reuniu na Covilhã 19 pessoas oriundas de vários países europeus para debater as questões de género de um ponto de vista intercultural.

Neste workshop tiveram lugar diversas sessões temáticas e sessões de teatro-fórum que permitiram aos participantes reflectir sobre a forma como os estereótipos e as discriminações com base no género se expressam nos 10 países que estiveram representados: França, Inglaterra, Turquia, Alemanha, Letónia, Bulgária, Roménia, Itália, Grécia e República Checa.

Para as sessões temáticas a CooLabora convidou várias pessoas e entidades locais com intervenção e experiência no tema que abordaram as diferentes dimensões da igualdade de género - estereótipos de género, conciliação entre vida familiar e vida profissional, igualdade de género nas empresas e violência de género. Os seus contributos permitiram criar um espaço de reflexão onde os/as participantes partilharam as suas próprias experiências no âmbito destas temáticas e apresentaram factos e números que expressam a realidade de homens e mulheres nos seus países.

As sessões de teatro-fórum foram dinamizadas pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes permitiram criar o debate em torno de diferentes situações de discriminação dramatizadas pelos/as participantes. Várias destas histórias foram integradas no vídeo europeu “WoMan on Stage”.

Os/as participantes tiveram ainda a oportunidade participar em diversas actividades culturais e assim conhecer um pouco da cultura e gastronomia local.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, do Grupo Educação e Recreio “Campos Melo”, do Museu dos Lanifícios e do Posto de Turismo de Idanha-a-Nova.



 Videos "WoMan On Stage"

  1. 1-The Job Interview from mafalda galvão on Vimeo.

  2. Job Coffee 

  3. Domestic Violence  

  4. Political Interview  

  5. Children Playing 

  6. (A)Typical Families 



Projecto Laboratório de Género

O Projecto Laboratório do Género, financiado pela CIG no âmbito do eixo 7 do POPH, teve como objectivo reforçar a consciência social sobre a importância da Igualdade de Género para uma sociedade mais coesa através do reforço das competências e da capacidade de intervenção das entidades do distrito de Castelo Branco no âmbito desta temática.

De entre as várias actividades e iniciativas que foram desenvolvidas, podemos destacar a criação do Centro de Recursos em Igualdade de Género (CRIG) disponível nas instalações da CooLabora, em CD-Rom e no website; a organização da exposição “Arte e Género”, em parceria com o Governo Civil de Castelo Branco; a organização da exposição de cartoons “Violência não faz o meu género” em parceria com o Governo Civil de Castelo Branco e a Worldpress Cartoon; o „Galardão Mulheres Notáveis“ que distinguiu mulheres que se notabilizaram no distrito em diferentes áreas da vida sócio-económica; dinamização de debates em escolas sobre estereótipos de género e violência no namoro; promoção de acções de (in)formação sobre Igualdade de Género em actividades educativas e formativas; e a realização de sessões de sensibilização sobre violência doméstica junto das comunidades.


Caminho:   Página inicial  →  Projectos

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2017 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.