→   Projectos  —   Projectos Concluídos  —   Fronteiras  —

Projecto "FRONTEIRAS"


Objetivo Geral

Contribuir para o diálogo intercultural e a não discriminação das comunidades ciganas através da organização de eventos e iniciativas que envolvam directamente pessoas da comunidade cigana do Tortosendo e que contribuam para a melhoria da sua auto-imagem.


As actividades do projecto

Todas as pessoas têm uma história. A questão que se coloca é como contá-la, para quem se a conta e com que objectivo. O projecto Fronteiras pretende que as histórias contadas pelas pessoas da comunidade cigana do Tortosendo se transformem numa oportunidade para que histórias pessoais contribuam para mudar a história colectiva do povo cigano.

E fê-lo recorrendo a recursos tecnológicos como o vídeo potenciando de forma significativa a disseminação das ideias que se defendem e a uma oficina de fotografia em que se trabalhou não apenas a imagem física mas a auto-imagem de cada criança e jovem participante na oficina, desvendando esses sonhos escondidos pelo preconceito e pela falta de oportunidades.

O projecto alicerça-se pois em metodologias de construção de narrativas autobiográficas em que a narração de si se torna numa prática colectiva e a partilha das histórias de vida gera um efeito de identificação e ao mesmo tempo uma diferenciação e respeito pela singularidade das histórias de cada pessoa. Pensamos que esta metodologia teve um efeito poderoso pois a exclusão das pessoas ciganas baseia-se numa percepção estigmatizante em que se categorizam as pessoas pela sua pertença ao grupo roubando-lhes qualquer individualidade.

 

Período de Execução

1 de Abril de 2016 a 31 de Dezembro de 2016

Parceria

CooLabora

UBI

Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto

Junta de Freguesia

Grupo representante da comunidade cigana do Tortosendo

 

Financiamento

FAPE – Fundo de Apoio à estratégia nacional de apoio às comunidades ciganas através do Alto Comissariado para as Migrações, IP.

 

Resultados

Exposição de fotografia “Revelação” (ver recursos)

Vídeo com testemunhos da comunidade cigana do Tortosendo

Caminho:   Página inicial  →  Projectos  →  Projectos Concluídos  →  Fronteiras