Desenvolvemos iniciativas promotoras do empreendedorismo:

  • formação para criação de micro-empresas;
  • dinamização de redes de empreendedores;
  • projectos de promoção do empreendedorismo jovem;
  • dinamização de GEPE – Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego.

 

Promovemos o consumo responsável e solidário:

  • plataformas colaborativas de consumo;
  • feiras de trocas com moeda social.

 

 

Troca a Tod@s

É uma iniciativa que nasceu como espaço de reflexão sobre como valorizar a vida das pessoas e os seus saberes.


Surgiu em 2014 ainda de nome indefinido e com o decorrer dos encontros mensais, em que mais pessoas e instituições se envolviam, ganhou identidade: Troca a Tod@s.


Neste percurso a reflexão sobre a forma de valorizar as pessoas e os seus saberes foi feita tendo por base a temática da economia solidária, potenciando soluções que permitissem criar formas alternativas de consumo que valorizem as pessoas. Tem sido muito debatido o diferente impacto de produzir e consumir num circuito local ou de comprar em grandes superfícies ou lojas sem produtos locais ou regionais. Abordagens que ajudaram adefinir os objectivos, as diversas formas de os alcançar e que percurso fazer, quem e como envolver, como nos organizarmos.


Perante a variedade de possibilidades chegámos ao consenso de que queríamos iniciar por fazer uma feira de trocas, onde fosse possível objectivar e corporizar os interesses de tod@s.


Aconteceu assim a primeira feira de trocas da Covilhã no dia 21 de Junho de 2014, tendo como finalidade promover a entreajuda, desincentivar o consumismo e estimular a economia local e solidária, valorizando as pessoas e os seus saberes.


A Feira de Trocas é um espaço de encontro de prossumidores/as (conceito que reúne consumidores/as e produtores/as), que aceitam trocar entre si produtos ou saberes - de um pão caseiro a uma consulta jurídica, por exemplo - de forma directa ou com a mediação de uma moeda social denominada TEAR.


Sobretudo num momento de recessão económica, o mercado de trocas cria uma oportunidade de reflectirmos sobre os nossos hábitos de consumo e o seu impacto na economia local. As Trocas são um instrumento de valorização do trabalho, do saber, da cooperação e da criatividade local, onde se estimula a solidariedade, em detrimento da busca linear do lucro e onde a criação de riqueza beneficia directamente o território e os seus habitantes. As trocas têm também um papel muito forte na criação de redes de sociabilidade e cooperação e são um modo divertido de fazer compras. Não são um regresso ao passado da troca directa mas sim uma forma de reforçar a capacidade de auto-abastecimento da comunidade, de fixar localmente riqueza e de adaptar a economia local a um modelo de vida mais sustentável, através da aproximação entre produção e consumo.

 

Junte-se ao Troca a Tod@s: coolabora@gmail.com ou aderindo ao grupo de facebook Troca a Tod@s.


 

GEPE – Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

Os Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego – GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente e cujo objectivo é a procura activa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entreajudam.

A rede GEPE é um projecto promovido pelo IPAV que pretende apoiar pessoas desempregadas, em particular as que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego, quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.

Com o apoio de um/a animador/a, o grupo foca-se na procura activa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nessa missão. Com uma atitude positiva e um enfoque proactivo sobre o mercado de trabalho é uma experiência de solidariedade e de dádiva entre as próprias pessoas em situação de desemprego.

No concelho da Covilhã a CooLabora dinamiza dois destes grupos.

 

Inscrições:

 http://www.gepe.pt/