→   Projectos  —   Projectos Concluídos  —   Alternativas  —

Projecto "ALTERNATIVAS"

O projecto "Alternativas - experiências locais para uma transformação global" teve como objectivo contribuir para a reflexão e a aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos conducentes a uma transformação social promotora de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis, focando-se nas iniciativas locais de mudança que dão corpo a propostas experimentais.

​Foi promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira e contou com a parceria da CooLabora, Fundação Fé e Cooperação, Rede Inducar, e Instituto Politécnico de Leiria. Foi financiado pelo Instituto Camões e teve início em Outubro de 2016 e termo em Outubro de 2018.  Em termos de actividades realizadas em 2018, o ano de conclusão do projecto, o Alternativas disponibilizou vários recursos online, no endereço https://www.projetoalternativas.org nomeadamente o site com o mapa de iniciativas locais, a carta aberta para a transformação social e o recurso pedagógico Construir Alternativas. Destaca-se ainda o encontro final do projecto, que decorreu na CooLabora e foi organizado em parceria com o Fórum Cidadania & Território e a UBI, estando online alguns recursos resultantes desse encontro.

Produtos do projecto: Documentário "Alternativas: registos e reflexões": este documentário, produzido pela Âmago, FGS e Rede Inducar, tenta espelhar o trabalho de terreno e as aprendizagens realizadas no âmbito do projeto. É um bom ponto de partida para se discutir o que são alternativas e qual o nosso papel na construção das mesmas.Recurso pedagógico "Construir Alternativas": esta ferramenta pedagógica pretende fomentar e potenciar novas formas de pensar e de agir, que vão contra a corrente e que sustentem a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável. Podem encontrar o recurso em www.projetoalternativas.org/construir-alternativas.

Caminho:   Página inicial  →  Projectos  →  Projectos Concluídos  →  Alternativas