Desenvolvemos iniciativas promotoras do empreendedorismo:
Promovemos o consumo responsável e solidário:
É uma iniciativa que nasceu como espaço de reflexão sobre como valorizar a vida das pessoas e os seus saberes.
Surgiu em 2014 ainda de nome indefinido e com o decorrer dos encontros mensais, em que mais pessoas e instituições se envolviam, ganhou identidade: Troca a Tod@s.
Neste percurso a reflexão sobre a forma de valorizar as pessoas e os seus saberes foi feita tendo por base a temática da economia solidária, potenciando soluções que permitissem criar formas alternativas de consumo que valorizem as pessoas. Tem sido muito debatido o diferente impacto de produzir e consumir num circuito local ou de comprar em grandes superfícies ou lojas sem produtos locais ou regionais. Abordagens que ajudaram adefinir os objectivos, as diversas formas de os alcançar e que percurso fazer, quem e como envolver, como nos organizarmos.
Perante a variedade de possibilidades chegámos ao consenso de que queríamos iniciar por fazer uma feira de trocas, onde fosse possível objectivar e corporizar os interesses de tod@s.
Aconteceu assim a primeira feira de trocas da Covilhã no dia 21 de Junho de 2014, tendo como finalidade promover a entreajuda, desincentivar o consumismo e estimular a economia local e solidária, valorizando as pessoas e os seus saberes.
A Feira de Trocas é um espaço de encontro de prossumidores/as (conceito que reúne consumidores/as e produtores/as), que aceitam trocar entre si produtos ou saberes - de um pão caseiro a uma consulta jurídica, por exemplo - de forma directa ou com a mediação de uma moeda social denominada TEAR.
Sobretudo num momento de recessão económica, o mercado de trocas cria uma oportunidade de reflectirmos sobre os nossos hábitos de consumo e o seu impacto na economia local. As Trocas são um instrumento de valorização do trabalho, do saber, da cooperação e da criatividade local, onde se estimula a solidariedade, em detrimento da busca linear do lucro e onde a criação de riqueza beneficia directamente o território e os seus habitantes. As trocas têm também um papel muito forte na criação de redes de sociabilidade e cooperação e são um modo divertido de fazer compras. Não são um regresso ao passado da troca directa mas sim uma forma de reforçar a capacidade de auto-abastecimento da comunidade, de fixar localmente riqueza e de adaptar a economia local a um modelo de vida mais sustentável, através da aproximação entre produção e consumo.
Junte-se ao Troca a Tod@s: coolabora@gmail.com ou aderindo ao grupo de facebook Troca a Tod@s.
Os Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego – GEPE
são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente e
cujo objectivo é a procura activa de emprego, na qual todos os membros do grupo
colaboram e se entreajudam.
A rede GEPE é um projecto promovido pelo IPAV que pretende apoiar pessoas
desempregadas, em particular as que sofrem um maior impacto psicológico do
desemprego, quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela
vulnerabilidade em que se encontram.
Com o apoio de um/a animador/a, o grupo foca-se na procura activa de
emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os
restantes nessa missão. Com uma atitude positiva e um enfoque proactivo sobre o
mercado de trabalho é uma experiência de solidariedade e de dádiva entre as
próprias pessoas em situação de desemprego.
No concelho da Covilhã a CooLabora dinamiza dois destes grupos.
Inscrições:
Desenvolvemos uma intervenção integrada para a prevenção e combate à violência doméstica:
Promovemos a igualdade de género através de:
Prestamos os seguintes serviços:
Os serviços do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora são gratuitos e confidenciais.
Horário de funcionamento:
CovilhãSegunda a Sexta-Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00*
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 62, R/CH (junto ao Jardim Público da Covilhã)
6200-020 Covilhã
Belmonte
Edifício da Santa Casa da Misericórdia
Terças-feiras das 14h30 às 17h30
* Pode solicitar atendimento em horário pós-laboral
Contactos:
Telefone: 275335427Telemóvel: 963603300 (24 horas)
E-mail: apoiovitimacoolabora@gmail.com
Download do folheto informativo: Folheto GAVVD em PDF
Mais recentemente, a intervenção no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica e de género na região foi alargada e reforçada com a assinatura de um protocolo, a 24 de Junho de 2016, promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, para a implementação da Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género, que abrange os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão. O objectivo desta Estratégia é alcançar uma cobertura nacional progressiva dos serviços de apoio e protecção às vítimas de violência doméstica e de género.
O protocolo foi assinado em Belmonte e prevê a criação de um novo Gabinete de Apoio a Vítimas naquele concelho, pressupondo uma resposta que envolve de forma articulada 20 instituições, entre elas as autarquias, a CooLabora, a Universidade da Beira Interior, Ministério Público, forças policiais (PSP e GNR), serviços de saúde, medicina legal, entidades com competência em matéria de emprego e protecção social, escolas, entre outras.
A Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género nos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão pressupõe uma resposta que envolve de forma articulada 20 instituições, designadamente:
Consulte e subscreva no link abaixo o Manifesto: Violência Contra as Mulheres.
Esta iniciativa decorre no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa e vem desafiar os jovens universitários a realizar actividades de promoção de uma cultura de paz e de não-violência em contextos escolares. A intervenção centra-se na dinamização de jogos pedagógicos nos recreios das escolas, tendo em vista prevenir problemas como o bullying ou a violência no namoro, e reforçar a capacidade dos alunos e alunas de resolução não-violenta de conflitos.
Download da ficha de Inscrição (WORD)
Tem como objectivo, através do voluntariado, promover experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.
Inscrições:
https://mentores.acm.gov.pt/home
Promovemos a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos sócio-económicos vulneráveis através de:
CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082
© 2011—2018 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.