Ecologia em debate

De Terça, Junho 16, 2020 até Terça, Julho 14, 2020 · Coolabora em parceria com outras entidades

Políticas para a crise sócio-ecológica: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia  

 

Dia 26 de junho, pelas 10h00, está de volta o ciclo de webinários da MANIFesta 2020 - “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis” - com uma sessão dedicada ao tema “Políticas para a crise sócio-ecológica”, que será abordado pelo prisma das quatro dimensões da MANIFesta: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia.


Neste webinário pretende-se identificar, debater e dar visibilidade a projetos e práticas bem-sucedidas, bem como questionar o modelo económico vigente. Estas sessões servirão também para analisar os efeitos da atual pandemia e a forma como podemos transformar este momento numa oportunidade para refletir coletivamente sobre algumas propostas de políticas públicas que permitam reivindicar respostas eficazes e abrangentes aos constantes desafios que se colocam.


A sessão de dia 26 de junho irá abordar a crise ambiental global, da qual as alterações climáticas são a faceta mais visível, que é já considerada como o maior desafio civilizacional que a humanidade tem pela frente. Os diagnósticos feitos pela comunidade científica internacional e pelos movimentos ambientalistas, mostram que aquela crise está estreitamente ligada ao modelo económico dominante, de crescimento permanente, assente na produção e consumo insustentáveis de recursos, com a consequente geração de desperdício e poluição. Este modelo económico é responsável pelas grandes injustiças sociais, patentes também nos fluxos migratórios, particularmente visíveis nas pessoas refugiadas, e no fosso entre o Norte e o Sul globais.


Procurar-se-á dar uma panorâmica de algumas das propostas de transformação socioeconómica e política que têm vindo a surgir, assim como de projectos ou iniciativas já em curso no nosso país, que pretendem contribuir para um futuro de bem-estar generalizado, justiça social e sustentabilidade ambiental.

O webinário irá iniciar com uma breve introdução do tema por Álvaro Fonseca, da Rede para o Decrescimento, uma das entidades co-organizadoras, e com a intervenção de 2 especialistas. Em seguida serão apresentadas algumas experiências bem-sucedidas, que têm sido desenvolvidas em território nacional.  O webinário contará ainda com um momento de debate, em grupos de trabalho online, sobre os temas centrais da manifesta: território, ecologia, igualdade e democracia, tendo em vista recolher propostas para políticas públicas.


Depois, em plenário, serão apresentadas as conclusões dos diferentes Grupos de Trabalho, havendo ainda lugar a comentários finais por parte de Carla Graça, da Zero - Sistemas Terrestres Sustentáveis.

A presente edição desta iniciativa, no âmbito do projeto “Capacitar para Agir em Rede II”, é financiada pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, é promovida pela ANIMAR e ancorada em mais de uma centena de organizações dispersas pelo território nacional, congregando uma comissão organizadora que envolve onze entidades e uma Plataforma da sociedade civil de âmbitos diversos: APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente; APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão;  EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza; Fórum Cidadania & Território; Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; Rede para o Decrescimento e ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável. Na Comissão Organizadora estão também:  ADM Estrela, CooLabora e Ecogerminar

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2020 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.