CooLabora integra parceria de projeto que vai resgatar histórias das mulheres operárias da indústria de Lanifícios

De Quinta, Maio 14, 2020 até Quinta, Junho 11, 2020 · Coolabora em parceria com outras entidades

#ElasAoSomDaFábrica estreia em Junho 

 

O projecto é desenvolvido pela turma finalista do curso de Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior, em articulação com a CooLabora, a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, o Museu dos Lanifícios e a UBI. #ElasAoSomDaFábrica pretende resgatar memórias materiais e imateriais das mulheres operárias fabris na indústria de lanifícios da Covilhã e região que circunda a Serra da Estrela. Adaptado às circunstâncias actuais, o projecto decorre em formato digital e na rádio.

O Elas ao Som da Fábrica foi, inicialmente, pensado para formato presencial. Agora, adaptado para o digital, mantém a essência do formato original que é dar ênfase ao papel desempenhado pela mulher operária, na indústria de lanifícios, essencialmente, no período da diáspora. 

Através de um amplo trabalho de investigação, o principal foco é não deixar cair em esquecimento as histórias de vida que são comuns a toda uma geração de mulheres. Durante três dias, no início do mês de Junho, o público terá a oportunidade de se envolver em vários momentos culturais que comportam música, pintura, dança e cinema. 

#ElasAoSomDaFábrica é um projecto que levará as/os participantes a mergulharem numa sessão histórica, artística e cultural que promete marcar, essencialmente, a vida das mulheres operárias fabris, que viram as suas vozes silenciadas durante décadas.

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2020 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.