Quero Ser Mais E7G, da CooLabora, distribui exercícios escolares a 60 crianças e jovens sem acesso a computador e internet

De Quinta, Maio 14, 2020 até Sexta, Junho 12, 2020 · Coolabora em parceria com outras entidades

Campanha de angariação de material informático continua  

O Quero Ser Mais E7G, da CooLabora, está a apoiar 60 crianças e jovens sem computador ou acesso à internet no Tortosendo através da distribuição regular de propostas de trabalho escolar. Em período de isolamento social – e sem acesso às escolas – o projecto de inclusão social está empenhado em estabelecer pontes de ligação entre estas seis dezenas de jovens e a escola, esbatendo, assim, as dificuldades de acesso ao ensino à distância. Entretanto, a campanha de angariação de material informático, essencialmente, computadores e acesso à internet, continua, pelo que o apelo solidário se mantém.

Este apoio às/aos alunas/os identificados pelo Quero Ser Mais E7G é, igualmente, uma forma de garantir que estas crianças e jovens prosseguem as suas atividades escolares e mantêm o contacto com as técnicas do projecto. Assim, semanalmente, a equipa recebe as propostas de trabalhos de directores/as de turma e desloca-se às residências de 60 crianças e jovens do Tortosendo para fazer a distribuição porta a porta, como ilustram as imagens em anexo.

Este é uma operação que resulta do levantamento cuidado e exaustivo efetuado pelo Quero Ser Mais, logo após o decreto de Estado de Emergência e do consequente isolamento social, na identificação das crianças e jovens que estariam em risco de ficar excluídos/as do modelo de ensino à distância, quer das aulas síncronas ou assíncronas, já que ambas implicariam um computador ou outro equipamento equivalente para assistir e corresponder às propostas de trabalho virtuais.

O acompanhamento está a ser dado em articulação com a escola, direcções de turma, alunos/as sem computador e ou internet, apoiado pela Escola Segura da GNR e pela Junta de Freguesia do Tortosendo. Para que a aprendizagem seja garantida é também prestado o apoio ao estudo, durante a semana, por parte da equipa e mentorias do projecto.

Para tentar esbater estas desigualdades sociais, que se tornam mais visíveis em tempos de crise, a CooLabora e a Junta de Freguesia do Tortosendo, através do Projecto Quero Ser Mais E7G, promovem, desde o mês de Março, uma campanha de angariação de equipamentos informáticos que permitam o acesso de crianças e jovens ao ensino à distância. Pelo que, o apelo à solidariedade é premente para auxiliar estas famílias e suas crianças e jovens.

O projecto Quero Ser Mais E7G é uma iniciativa de inclusão social, que acompanha 235 pessoas no Tortosendo, entre estas, 109 crianças e jovens. É gerido pela CooLabora CRL, tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e conta com uma parceria alargada a oito instituições locais. É promovido pelo ACM - Alto Comissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas, financiado pelo Estado Português e fundos estruturais.

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2020 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.