Opinião: Vítor Aleixo, director do Jornal Fórum Covilhã

De Domingo, Dezembro 15, 2019 até Quinta, Dezembro 31, 2020 · Coolabora em parceria com outras entidades
Jornalismo local e associativismo de mãos dadas
 
Em primeiro lugar agradeço o convite que me foi dirigido pelas responsáveis da CooLabora para escrever este artigo de opinião. Muito me honra, porque sou defensor de que o Jornalismo e as Causas Sociais devem estar de mãos dadas, não apenas e só pela responsabilização social, mas também pelo serviço público inerente ao Jornalismo, nomeadamente o de cariz local.
Tenho defendido em várias situações que o Jornalismo Regional é o principal elo de ligação com as comunidades locais, associações e instituições que tentam alavancar as nossas terras, principalmente neste nosso Interior, muitas vezes esquecido pelo Poder Central. É neste contexto social que o Jornalismo local deve estar cada vez mais inserido, tanto na divulgação, como nas atividades promovidas, dando-lhe um contexto público que por vezes é tão importante.
  Na última Gala do seu oitavo aniversário, o Jornal Fórum Covilhã atribuiu à CooLabora o Prémio de Mérito Associativo, pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos na Covilhã e região, mas principalmente porque é uma associação que luta diariamente contra as desigualdades sociais e pela Igualdade de Género, causas tão importantes na sociedade atual. Mas quisemos também com este Galardão homenagear todas as instituições de cariz social da região e que o seu trabalho tem contribuído para que hoje as nossas comunidades vivam melhor, dentro das possibilidades existentes.
No entanto temos que estar vigilantes e este é também um dos papéis fulcrais do Jornalismo e dos Jornalistas, estarem sempre atentos às mutações sociais das comunidades e exercer sempre o seu serviço público de informação, com isenção e verdade e contribuir para que cada vez haja uma comunidade mais informada, que debata todos os temas transversais ao desenvolvimento e seja proativa na hora de apresentar propostas e soluções.
  Necessitamos de comunidades ativas e empreendedoras que não se acomodem e saibam intervir quando necessário no encontro de soluções e resolução de problemas. Como tenho dito ao longo do tempo, somos uma região que tem comunidades, associações e gente de muito valor. Precisamos apenas de colocar em prática todas as nossas capacidades e sermos atores principais (todos) na construção de uma sociedade melhor e mais equilibrada.
É isto que a CooLabora e outras associações da nossa cidade e região têm feito, mas é necessário um complemento de toda a sociedade civil. Nós (Jornal Fórum Covilhã) estaremos cá para ajudar, numa intervenção pública e cívica cada vez mais apurada.

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2020 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.