Cerca de 2000 pessoas marcharam contra a violência na Covilhã

De Quinta, Novembro 28, 2019 até Sexta, Janeiro 31, 2020 · Coolabora em parceria com outras entidades
 A CooLabora, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e todas as escolas públicas do concelho, assinalou o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra as Mulheres com uma marcha contra a violência no namoro. Foram mais de duas mil pessoas, essencialmente jovens, que se uniram para dizer “a violência não mora aqui”. A acção contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, que se mostrou “impressionado com a mobilização contra a violência na Covilhã”.

As ruas da parte baixa da cidade tornaram-se pequenas e estreitas com a massa de participantes tão alargada. Todas as escolas, representadas por estudantes, por docentes e pessoal não docente, envergaram tarjas com mensagens alusivas ao tema, num apelo claro e inequívoco da Covilhã à não-violência, mas também à denúncia de qualquer tipo de violência e agressão. A mensagem da Escola Secundária Quinta das Palmeiras dizia: “Para uma boa relação haver, violência não pode haver”; a da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI): “Toda a violência é uma derrota”; a do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã: “Passo a passo criamos um futuro contra a violência”; a do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve: “Namoro é ligação, nunca é agressão”; a da Escola Secundária Campos Melo: “Namorar? Sim. Violência? Não. Só queremos o bater do coração”; a do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto: “Quebra o silêncio enquanto tens voz…”; a do Agrupamento de Escolas do Teixoso: “Numa relação, o que bate é o coração”; e a da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa: “Se te ama não te agride”.

A abrir a marcha estiveram o Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, a Presidente da CooLabora, Graça Rojão, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e a vereadora da Acção Social da autarquia covilhanense, Regina Gouveia. Além dos/as representantes de todas as escolas, estiveram presentes os membros da Rede Violência Zero.

A marcha contou com os apoios da Rede Violência Zero, da Polícia de Segurança Pública, da ANIL, da Fitecom, do MedUBI e do Clube de Motards da Covilhã.

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2020 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.