Reflexo – ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas – está a ser distribuído por todo o país

De Segunda, Novembro 18, 2019 até Terça, Dezembro 31, 2019 · Coolabora em parceria com outras entidades

Depois do seu lançamento público em Junho, o Reflexo está a chamar a atenção de todo o país já que têm sido várias as escolas e ONGs a solicitarem exemplares da edição em papel. Sendo um recurso financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, o Reflexo é gratuito.

Quem preferir a versão on line, tem acesso na página de internet da CooLabora. Consulte neste link.

 

Em discurso direto

Este livro vai permitir que crianças ciganas e não ciganas interajam dentro da escola como já fazem, mas, neste caso, com uma perspetiva diferente já que esta interação se vai basear em conteúdos sobre a cultura e a história do nosso povo. Pensamos que só pode fazer bem a umas e a outras. Às crianças ciganas porque as vai cativar para gostarem mais da escola e às não ciganas porque as vai ajudar a compreender melhor o nosso povo que só conhecem através do preconceito.

Celeste Salgueiro, Manuel Prudêncio e Mário Cardoso – representantes da Comunidade Cigana do Tortosendo

 

Foi muito positivo para a Escola Básica do Tortosendo colaborar ativamente na construção deste valioso recurso pedagógico. Pudemos testemunhar, numa sessão dinamizada na aula de Cidadania, em que foi uma das fichas de trabalho, o entusiasmo das crianças ciganas e não ciganas ao participarem nas atividades propostas e isso deixou-nos com muita vontade de utilizar o Reflexo nas nossas práticas educativas.

Sílvia Melchior – professora do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto 

 

RSS   Facebook

 

 

CooLabora, CRL — Intervenção Social
Rua Combatentes da Grande Guerra, 62
6200-020 Covilhã PT
Tel./Fax: +351 275335427
Tlm.: +351 967455775
GPS: 40.282151, -7.504082

© 2011—2019 · CooLabora, CRL · Todos os direitos reservados.